O conselho regional de Île de France anunciou a arquiteta Elizabeth de Portzamparc como vencedora do concurso para projetar a grande biblioteca do futuro campus Condorcet em Auberbvilliers, região metropolitana de Paris. Pela primeira vez o responsáveis pelo projeto de um edifício no campus é selecionado através de um concurso.
“O grande equipamento documental [Grand équipement documentaire - GED] consiste em uma biblioteca do século XXI construída a partir de fundos dos dez membros fundadores do campus, que pretende constituir um conjunto interdisciplinar para pesquisas nos campos das ciências sociais e humanas”, comentam as autoridades da região em seu comunicado.
Com aproximadamente 23.000m², a biblioteca abrigará um milhão de obras. Aberta setes dias por semana, 24 horas por dia, ela contribuirá não apenas para a vitalidade do campus, mas também para a vida do bairro. Serviços – um café, uma livraria, um espaço de exposições – assim como atividades culturais, serão oferecidas aos usuários e habitantes dos bairros vizinhos.
O investimento atingirá a cifra de 110 milhões de euros, dos quais 53 milhões destinados às obras. O conselho regional lançou um outro concurso de projetos para o edifício de pesquisas – de 9.000m² – da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. A escolha do vencedor será anunciada no final de 2015.
Estes dois equipamentos serão complementados por 50.000m² de equipamentos construídos em parceria público-privado: a sede do instituto nacional de estudos demográficos, um centro de seminários, uma residência para os pesquisadores convidados, um hotel e outros equipamentos de apoio ao campus. Eles constituirão a primeira fase da construção do campus em Aubervilliers, com conclusão prevista para 2018-2019; outro polo de 22.000m² está previsto para Porte de la Chapelle, em Paris. O estabelecimento público de cooperação científica (EPCS) Campus Condorcet coordena o projeto.
Via Le Moniteur